quarta-feira, 10 de junho de 2015

Resenha - Nuvens Intermitentes - Caio Schavarski

Resenha - Nuvens Intermitentes - Caio Schavarski

Editora: Em fase de publicação
Autor(a): Caio Schavarski
Edição: 1ª.

Sinopse: Em Nuvens Intermitentes, o sentido mais puro de uma amizade é posto à prova. Caleb Petralia e Joshua Devenau são praticamente a mesma pessoa, uma amizade de dar inveja a qualquer um. Caleb tem 19 anos, é filho do dono de uma das maiores empresas de roupas íntimas ilustradas do país e estuda jornalismo. Josh, por sua vez, é recém formado em administração e luta para conseguir a sua independência. Enquanto o primeiro se preocupa em ser um bom exemplo para os irmãos mais novos, o segundo deseja aproveitar os seus dias de juventude enquanto pode. Mas, assim como é necessário dar uma “chacoalhada” nas bebidas, de vez em quando, para que o açúcar se misture novamente e elas não percam o sabor, a vida de Caleb e Josh passa por uma intensa movimentação. Um grave acidente acontece, deixando sérias complicações para o futuro dessa amizade. 

 Sobre o autor: Seu nome é Caio Schavarski, é do interior do Paraná e estudante de Odontologia, além de flautista.


Resenha:

Caleb e Joshua são um exemplo de melhores amigos. Sempre brincando um com o outro, se divertindo, zoando um ao outro, viajando, e todas as coisas que melhores amigos fazem. Caleb tem problemas com os pais, é "mais responsável" e busca a independência. Joshua é brincalhão, mais "arteiro" e um amigo fiel. Ambos enfrentam problemas em suas vidas e, sempre que podem, se ajudam. Ao longo da estória, Caleb e Josh encontram garotas, decepções, felicidades, alegrias, momentos indignantes, momentos "zoeiros"... E, tudo isso, unidos em uma amizade contagiante, que supera muito mais os bens materiais e superficiais.
 O livro trata, inicialmente, da estória dos dois, assim como seus problemas, angústias e felicidades e, acima de tudo, de sua superação. Um grave acidente ocorre, mudando totalmente o rumo desta amizade. Josh e sua família ficam gravemente feridos, e, logo após o acidente, alguns não aguentam e falecem. Enquanto Caleb espera pela melhora do amigo, lembranças lhe voltam à mente.

Em momentos que deveriam ser dolorosos e sofridos, até mesmo pelos leitores, o escritor cria situações cômicas e irônicas, fazendo-nos repensar sobre o que realmente sentimos, e aproveitar ao máximo a vida.

Crítica final: Caio Schavarski encanta os leitores com sua habilidade de juntar a melancolia e a ironia, fazendo-os rir até mesmo nos momentos mais estranhos. Sua escrita contagia, e a leitura flui com facilidade. Nuvens Intermitentes tem tudo para se tornar um sucesso nacional e, quem sabe, até internacional.


Obrigada pela atenção, pessoal!