segunda-feira, 4 de julho de 2016

Resenha premiada - O Despertar do Guardião - Dáfne Freitas

 Terminei de ler O Despertar do Guardião, e conto na resenha um pouco da estória do livro e das minhas impressões sobre esse. No final, deixarei as regras da resenha premiada! Não deixe de participar, hein?!





Título:  O Despertar do Guardião
Autor(a): Dáfne Freitas
Editora: Talentos da Literatura Brasileira (Novo Século)
Edição: 1ª
Nº de páginas: 398
Nota: 5/5

SINOPSE:

No pequeno planeta Gondorle, o capitão da Guarda Real, Héricles Adalberon, vê-se diante de um dilema: manter-se ao lado do rei e tentar proteger o reino, ou sacrificar sua carreira e manter a princesa a salvo? Salvar o reino parecia o mais óbvio, mas sua intuição lhe dizia o contrário. Teria que se aliar ao inimigo do reino nessa empreitada sem cabimento e torcer para que seus propósitos fossem compreendidos. A história se inicia com uma decisão difícil, que reúne, pela primeira vez, os personagens de uma trama muito maior. Enquanto aprendem a trabalhar juntos e a confiar uns nos outros, estreitam-se os laços entre eles. E quando uma força estranha desperta, em um incêndio monstruoso, eles descobrem que há muito mais em jogo do que apenas a busca pela salvação do reino. Uma narrativa envolvente e um enredo cheio de fantasia e mistérios. O despertar do guardião é apenas o início de uma aventura que desvendará os mistérios ao redor da lenda da grande Legião Branca.


 RESENHA:

Héricles Adalberon, o capitão da Guarda Real, é respeitado e admirado por muitos, não só em Gondorle, mas em vários outros planetas, além de ter uma relação de amizade com o rei Luca. Héricles nota certas atitudes estranhas de Dimitri, um rapaz que sempre sabe o que os rebeldes estão planejando. Sempre demonstrando sua desconfiança quanto a Dimitri, Héricles descobre segredos e planos de seu rival, e precisa enfrentar um dilema: salvar a princesa, por quem ele tem grande consideração e amizade, ou proteger o reino.

Enfrentando escolhas difíceis e se arriscando por desconhecidos, Héricles, Si, Carol e Bruna reúnem-se juntamente com rebeldes dispostos a esquecer suas diferenças e lutar por um propósito maior.


 Desde o início, os personagens mostraram-se fortes, inteligentes e determinados. A amizade que surge por parceria, inicialmente uma desconfiança, torna-se lealdade entre os amigos. 

 O desenvolvimento dos personagens ao longo do livro foi impressionante, mostrando seus medos e problemas, assim como suas alegrias e superações. As características de cada um foram descritas de forma detalhada, de um jeito que me fez imaginar as cenas nitidamente.  
 Os cenários, desde o início, mostraram-se bem escritos e construídos. O enredo, incontestavelmente criativo, apresenta diversas características, como: traição, lealdade, amizade, política, fantasia, vingança e superação. O romance presente no livro, diferentemente de diversas obras, é apenas um elemento na estória.

" - Não é de sua alçada o que eu fazia ou deixava de fazer, capitão. Se eu lhe digo que vi algo, sua função é checar. Tenho certeza de que sabe o seu lugar.
- Sei, sim. É ao lado do rei. - Héricles olhou bem fundo nos olhos de Dimitri, deixando a ameaça bem clara, mas mantendo o sorriso cínico no rosto." 

 E quem não gosta de um personagem que responde com elegância, hein?! Héricles é a elegância em pessoa! Até o final do livro você começa a admirar a figura, e pensar "se algum dia eu encontrá-lo, tenho que pedir um autógrafo!". haha.

Em muuuuitos momentos desejei enforcar Dimitri!!! Vocês não tem noção da raiva que brotou em mim hahaha. 

  A narrativa, em terceira pessoa, mostra o ponto de vista de vários personagens, ao mesmo tempo. Isso permitiu que, conforme ocorriam os acontecimentos, eu pudesse compreender exatamente o que acontecia com os personagens.

 Os eventos decorrentes no livro não brotavam, simplesmente. A autora deixa bem claro o motivo de cada ação. Isso é um alívio! Quem nunca pensou "ei, de onde esse cara brotou???".

 Apesar de unir-se com pessoas cuja mentalidade política era outra, Héricles e todos os outros componentes do grupo formado mostraram sua capacidade de respeitar uns aos outros, mesmo não concordando com eles. 
 Devo ressaltar que em momento algum me estressei com a escolha das ações dos personagens (e isso com certeza é um fato impressionante!!! hahaha). O que me incomoda, no geral, nos livros são as escolhas... como posso dizer... não muito inteligentes (haha) que os personagens fazem. Isso me irrita muito! 

Com certeza absoluta a Carol é minha personagem favorita! Talvez possa ser pelo fato de que me lembra a mim mesma. No início ela se mostra uma pessoa fria, chata, talvez até mesmo injusta. Mas, depois de passas poucas e boas, Carol evolui, e muito! Além disso, tem esse lado dela... ela pode enganar e muito bem quando o assunto é seus amigos! Também é leal e companheira, sempre tentando ser útil e ajudar seus amigos.

A diagramação é excelente e as páginas, amareladas e grossas. Os detalhes sutis no início de cada capítulo dão um toque especial ao livro.

Antes de ler procurei resenhas sobre o livro, e nunca vi UM comentário negativo! Não é pra menos que a nota no Skoob é de 4.8!!!

Resumindo, O Despertar do Guardião é aquele livro surpreendente, que quando você pensa que vai dar tudo certo, tudo se complica. Quando parece que vai acontecer uma coisa, acontece outra totalmente diferente. E não deixa os leitores na mão, não. Só o coração deles rsrs.  Se você procura um livro cheio de reviravoltas e soluções inteligentes, O Despertar do Guardião é o livro certo!

 Mostrando-se, sem dúvida alguma, um talento como escritora, Dáfne Freitas prova que a literatura brasileira é, com certeza, um ramo promissor. E, com muita criatividade e determinação,  trouxe O Despertar do Guardião ao mundo, ao mesmo tempo em que tem a tarefa de cuidar de seu furão (pra lá de fofo!!!), o Chucrute.

PS1: CUIDADO COM AS DUAS ÚLTIMAS PÁGINAS!

PS2: NÃO ACHE QUE A ESCRITORA NÃO É CRUEL SÓ PORQUE ELA TEM CARA DE ANJINHO!!!

PS3: Aproveitem pra seguir as redes sociais da autora e do livro, assim você poderá tirar satisfação quando ler as duas últimas páginas!!!

PS4: Dáfne arrasou no livro!!! :D




Canal da Dáfne e do Nicolas (siiim, eles tem um canal! Top, né?!)


Quer embarcar nesta aventura???




Livro em e-book:



Regras da resenha premiada!
  1. Seguir o blog.
  2. Comentar a resenha UMA vez, com seu e-mail! (Pode comentar pelo Google+ se não conseguir comentar pelo blog mesmo!).
  3. Morar em território nacional.
Fácil, né?! 

O prêmio será: uma cartela de adesivos do livro O Despertar do Guardião + um marcador do livro Mentira Perfeita + um marcador surpresa!

O sorteio será feito quando alcançar, no mínimo, 10 participantes!
Se atingir essa marca de participantes logo, o sorteio será realizado dia 31/08!

Postarei no Instagram (@achados_literarios) a foto dos prêmios! Não se esqueçam de comentar se já conheciam/leram O Despertar do Guardião, e o que acharam da resenha, hein?!

Até a próxima, galera!